Esta historia foi presenciada pelo meu pai quando adolescente, mas antes, um preâmbulo: Meu avô, medico psiquiatra foi fundador e diretor do Hospital Colônia de Barbacena, exclusivo para pacientes psiquiatricos. É um Hospital público, hoje da rede Fhemig. Quando dirigido pelo Dr. Dutra era um modelo de Hospital, porém nos anos 60 foi rotulado como "porões da loucura". Desde dos anos 80 voltou a ser um modelo de Hospital Psiquiatrico e orgulho de Barbacena.
A expressão "trem de doido" vem dos trens sempre cheios de pacientes que aqui chegavam para serem internados no Hospital Colônia. Muitos eram alcoólatras, epilépticos e moças que perdiam a virgindade, e que as familias cruelmente queriam se livrar. Pela rejeição, muitos acabavam por terem patologias psiquiatricas. Uma delas, a Ernestina, que não tinha para onde ir, foi trabalhar na casa do meu avô, e um dia fazendo uma goiabada, disse para minha tia avó Agmar:
- Dona Agmar, sabe onde tem umas goiabeiras muito boas?
- Onde, Ernestina?
- Na divisa da Venezuela com a Húngria (com acento agudo no U)
- Mas Ernestina, a Venezuela não faz divisa com a Hungria, e não é Húngria , é Hungria.
- Dona Agmar, a senhora por um acaso fala Austría com acento no i ? Não fala, né !!!! E a senhora já esteve lá?
- Nunca estive, Ernestina
- Então não discute !!!!!
Conheça aqui a história do criatório Lagoa Negra, plantel atual, histórias e "causos" divertidos. José Eugênio Dutra Câmara, iniciou seu criatório de cavalos de Campolina em 1942, em Barbacena (MG). Desde 2019, a nova Faz. Lagoa Negra mudou p/ Ibertioga, a 30 kms de Barbacena, planejada para criação de equinos e gado de corte, sendo proprietário Jose Eugênio Filho. Divirta-se também com "causos" pitorescos, a maioria vivenciados por José Eugênio (o pai). Leia e seguramente você se divertirá.
sábado, 9 de maio de 2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário