Esta historia é uma das que meu pai adorava contar, ocorrida, na década de 30, aqui em Barbacena, quando ele era adolescente. Conforme já descrito em historias anteriores, vamos trocar nomes originais dos casos, para não ferir susceptibilidades.
Pois bem, na metade primeira do seculo XX em Barbacena, havia um português rico, Sr. Raimundo, que se enriqueceu com comercio e prestação de serviço, mas não era provido de muita cultura. O sonho do Sr. Raimundo era trazer uma peça de teatro para Barbacena, e ele poder atuar como ator, mesmo que fosse apenas com uma pequena ponta. (Creio que o filme "Shakespeare Apaixonado" foi inspirado neste caso).
A cidade toda se mobilizou para assistir ao grupo teatral que Sr. Raimundo trouxe do Rio de Janeiro, e sobretudo para assistir a participação do "mecenas da mantiqueira". O diretor após conversar com Sr. Raimundo, resolveu que sua participação seria apenas com uma frase, pois logo viu a "enorme capacidade intelectual" do produtor teatral tupiniquim. E ele seria o pai da mocinha da peça, e sua única fala na peça seria "Ou o senhor casa com minha filha, ou então eu saco minha pistola e dou-lhe um tiro na cabeça". E ele então treinou exaustivamente. Andava pela cidade falando a mesma frase o dia inteiro " Ou o senhor casa com minha filha, ou então eu saco minha pistola e dou-lhe um tiro na cabeça". " Ou o senhor casa com minha filha, ou então eu saco minha pistola e dou-lhe um tiro na cabeça". Umas 200 vezes ao dia, repetia a frase.
Porém no dia da apresentação, o diretor viu que a plateia era tipica do interior de Minas Gerais, com muitas senhoras, as famílias da cidade presentes, e ele decidiu mudar a frase do Sr. Raimundo:
- Sr Raimundo, vou mudar uma palavra da sua frase. O senhor vai trocar pistola por revolver. Só isso.
Mas o Sr. Raimundo, que era um resmungão contumaz, retrucou:
- Mas vai trocar a peça toda na ultima hora, isto não vai dar certo
- Que trocar a peça toda, é só uma palavra !
E ele saiu a resmungar:
- Trocar a peça toda, ora pois, trocar a peça toda, isto não pode, ora meu Deus. Trocar a peça toda !
E treinou a frase nova, sempre resmungando que estavam "trocando a peça toda".
Eis que chega a hora da sua frase e ele entra em cena e manda:
- "Ou o senhor casa com minha filha, ou então eu saco meu revolver e dou-lhe um tiro na cabeça da pistola!!!!!!!!!"
Foi uma confusão danada, com varias senhoras abandonando o teatro, com péssima repercussão pois as familias nao sabiam que a peça "era pornográfica".
E a carreira de produtor teatral e de ator do Sr. Raimundo acabou ali mesmo, quando começou, pois afinal, trocaram a peça toda !
Nenhum comentário:
Postar um comentário