quinta-feira, 31 de março de 2011

Falcão da Lagoa Negra

Falcão, filho de Segredo da Lagoa Negra e Lindóia do HE, nasceu em 1987. Nasceu muto bonito, com frente alta e bonita, "raçudo" - termo muito usado á época - . Aos 18 meses de idade meu pai recebeu uma oferta que foi uma verdadeira fortuna para um potro, do criador Waldemir Paes Garcia, o Maninho, que levou Falcão para o criatório MM. Um ano depois, Segredo, pai do Falcão morreu subitamente, provavel infarto do miocárdio pois havia cavalgado além do que estava acostumado e já tinha 14 anos. Neste instante, nos deparamos com um grande problema, pois com a venda de todos os potros ficamos sem sucessor para Segredo. Até que numa manhã de domingo, apenas 1 semana após a morte do Segredo, chega à Lagoa Negra o caminhão do Haras Modelo, do Maninho, com Falcão dentro e um recado do motorista para o meu pai. - "Seu Maninho disse para o senhor ficar com o Falcão até fazer outro garanhão !"  . Foi o amigo Joel Bastos Garcia que sugeriu ao Maninho tal generosidade. Falcão gerou 3 safras na Lagoa Negra, letras J, K e L (da segunda passagem pelo alfabeto). Quando Isto É da Lagoa Negra, seu irmão, começou a cruzar o devolvemos com a eterna gratidão pela tamanha demonstração de apreço e carinho.
Falcão no estado do Rio de Janeiro, nos criatorios MM e LPD, se transformou em referencia de pampa campolina nos anos 90. Está entre os 20 garanhões da historia da raça com o maior numero de filhos registrados, algo raro para um cavalo pampa. Já idoso, foi para o nordeste - Haras HR e Luanda - onde faleceu em 2010 aos 22 anos.
O seu primeiro filho, foi tambem o mais notável deles ao meu ver: JE da Lagoa Negra.
Principais produtos de Falcão:
Machos: JE, Krypton e Luau da Lagoa Negra, Diamante, Jambo e Lanceiro do MM, Heu, Indio, Maroto e Montenegro do LPD.
Fêmeas: Kabala e Lavinia da Lagoa Negra, Esperança, Gema, Hortência, Jasyan e Juliana do LPD, Bárbera do Trio, Orla das Flores

         

Nenhum comentário: