segunda-feira, 14 de março de 2011

Grandes amigos no campolina

Meu pai, um pouco antes de desembarcar na estação da eternidade, me relatou que seus maiores amigos na raça foram : Emir Cadar, Osvaldo Diniz (Vadinho), Zizo Sad, Gastão Resende (o pai), Antonio Carlos e Paulo Seixas.
Emir Cadar (Arábias) sempre revelou que meu pai teve importante participação em transformá-lo em criador, devido a atenção que meu pai o dava na Gameleira, nos anos 60, quando Emir ainda era um jovem sem cavalo. Sempre teve forte carinho ao meu saudoso pai, junto com Maria Helena. Nossa familia jamais esquecerá quando do falecimento do meu irmão Luiz Angelo, o que Emir fez para que o corpo viesse de João Pessoa até Barbacena. Com muita honra, Emir e Maria Helena foram meus padrinhos de casamento em 1995.
Vadinho (Cabo Velho) era quase um irmão do Luiz Angelo, logo com a perda deste talvez no subconsciente meu pai o adotou para substitui-lo. O carinho sempre foi reciproco. Vadinho tambem foi meu padrinho de casamento, e amizade familiar é tão entrelaçada que fomos, eu e minha esposa Márlova, padrinhos do Pedro (filho do Vadinho) e da Luciana, em 2010.
Zizo Sad (São Vicente) era amigo de infância do meu pai. Grandes amigos, cumpadres 2 vezes, Zizo era padrinho de batismo do Luiz Angelo e meu de casamento. Partidários do antigo PSD, liderado pela familia Bias Fortes, ambos foram prefeitos de Barbacena.  Zizo iniciou no campolina sob a influência do meu pai. Hoje contam "causos" e gargalham lá "em cima", como sempre fizeram por aqui.
Gastão Resende (Gas)  foi o seu grande amigo de conversas sobre a raça, da decada de 40 até 1984, ano da partida do velho Gastão. Gastãozinho herdou esta amizade, que sempre honrou meu pai.
Antonio Carlos (Lua Brava) e Paulo Seixas (5 Estrelas) entraram na vida do meu pai a partir do final dos anos 80. Ambos o tinham quase como um pai, e nutrem até hoje um forte carinho à minha querida mãe. Criadores em Barbacena, estiveram sempre por perto em todos os momentos.
Mas existem centenas de amigos no campolina, que poderiam estar nesta postagem, mas que se sintam homenageados por estes que citei, pois os campolinistas sempre dedicaram ao meu saudoso e amado pai muita afeição, respeito e carinho, aos quais sempre retribuiremos.

José Eugenio Dutra Câmara Filho (Dudu) 

Nenhum comentário: