sábado, 12 de março de 2011

Texto em homenagem aos 90 anos, 2009

O texto abaixo foi publicado quando da comemoração dos 90 anos de José Eugênio, em 2009. Foto: José Eugênio e sua esposa Dora (em 2007)

JOSÉ EUGENIO, 90 ANOS: NOSSO PAI, NOSSO ORGULHO !

Pois é Papai, 90 anos dia 27, hein?
Até poderíamos dizer que somos privilegiados por ter um pai que chegou aos 90 anos, algo que poucos filhos conseguem, e ainda com saúde e lucidez, mas nosso privilegio mesmo é simplesmente: SERMOS SEUS FILHOS ! 
Já viu e presenciou de tudo na vida, né?
Ficou órfão aos 11 anos, mas ter tido uma mãe como a Vovó Margarida é uma dádiva. Sua mãe junto com seu avô Dr. Dutra criou você e seus irmãos com poucos recursos, mas com muita dignidade (Dutra Camara nunca teve usura, né mesmo?). Veja que Vó você nos deu: nossa idolatrada Vovó Margarida, ídolo de todos os seus netos até hoje e na eternidade.
Na sua adolescência, aprendeu a amar os cavalos, tendo como professor o Dr. Paulo da Rocha Lagoa, genro do Bias Fortes (o da estátua). Que herança adorável que você nos transmitiu, o gosto pelos cavalos. E campolina !
Ao optar por fazer odontologia, mesmo sendo filho, neto e bisneto de medico, hoje você nem poderia imaginar que seria um dos 5 dentistas com mais tempo de formado do Brasil, pois já são 68 anos. Clinicou pouco tempo, mas você devia ser bom nisso, pois outro dia um amigo seu, o Ítalo Bello, disse-nos que tinha uma obturação que você colocou em 1944. O Dudu diz que só acreditou que você era dentista, quando inauguraram a galeria dos presidentes da ABO de Barbacena, que teve você como fundador e 1º presidente. O Luiz Ângelo contava que você levava seus filhos mais velhos no Hospital Colônia (atual Fhemig), onde você foi dentista por 35 anos atendendo aos pacientes psiquiátricos, para que ele, Marco Antonio e Raquel convivessem com os pacientes, pois era para acostumar a não ter preconceito com ninguém. Legal isso. Obrigado por este exemplo.
Conheceu a mamãe em Belo Horizonte quando estudava na UFMG e poucos sabem que conquistou o coração da bela Dora, mesmo esta sendo assediada por um vizinho dela, de nome Fernando Sabino. Desta passagem, quem acabou sendo o “Grande Mentecapto”, hein?
Seus três primeiros filhos nasceram em Paracatu, quando foi assumir a fazenda que nosso avô deixou para a mamãe. Até hoje como você é lembrado por aqueles lados, hein? E já tem mais de 50 anos que você voltou para sua querida Barbacena, onde nasceram os outros cinco filhos.
Na política, foi lançado candidato a prefeito (1962), ainda muito jovem, pelo seu ídolo político Dr. Bias, e pelo seu velho amigo Biazinho, e ganhou com larga vantagem. Depois foi reeleito (1972), sinal que gostaram da sua gestão. E ganhou de novo pela 3º vez em 1982, mas desta vez pela legislação eleitoral vigente (sublegenda), o eleito foi o segundo colocado. Mas você cumpriu seu papel. E foi o único que disputou três vezes as eleições para prefeito sendo o mais votado em todas elas, mostrando o quanto é admirado. Até hoje, sempre encontramos pessoas que o elogiam como prefeito, e aquele premio que você ganhou da ONU pela escola integral, com alimentação e roupas para os alunos carentes, ensino básico pela manha, profissionalizante à tarde e ainda alfabetização de adultos a noite, mostra como é possível mudar uma sociedade com ações simples e bem elaboradas. Construiu varias escolas, postos de saúde e estradas na zona rural, alem de calçamento e pavimentação de ruas, em detrimento de fazer obras faraônicas que acabam por comprometer o equilíbrio financeiro do município. Mas nossa maior satisfação, se compararmos com políticos que vemos por aí no Brasil: você saiu pobre da Prefeitura. Sua honestidade e probidade na vida pública nos enchem de orgulho!
Sempre amante do esporte, como vibrou com o Vila do Carmo nos anos 60, hein? Mas daí achar que o Mauro Bahia era melhor que o Pelé, é paixão demais, viu? E ainda nos deixou o legado de torcer pelo nosso sofrido Fluminense, exceto o Pulunga, que junto ao Tio Eloy são os torcedores ovelha negra da família com o Botafogo deles. E ainda teve o Lagoa Negra, time que você criou, pois era a única forma de ser titular em algum time. Esta sua “habilidade”, você também nos transmitiu: A ruindade, mas com muita perseverança no futebol !
Como pecuarista, sempre foi um fervoroso defensor desta classe tão sofrida, testemunhada por uma das suas inúmeras celebres e engraçadas frases “A maneira mais feliz de empobrecer é tirar leite”. Na criação de cavalos, fez uma linhagem de pelagem pampa na raça campolina, e tem hoje a criação (“Lagoa Negra”) mais longeva da raça – 67 anos, e como você é admirado e querido pelos criadores, hein? Foi com seus cavalos que você saiu dos seus apertos e nunca nos negou nada. Saiba que reconhecemos isto, de ter de vender seus melhores animais para pagar seus compromissos, e poder criar 8 filhos sem nada nos faltar.
Papai, como é prazeroso escutarmos dos Barbacenenses ou não, a forma carinhosa, admirável e respeitosa que eles te tratam. Pessoas das mais diferentes matizes sociais, amigos velhos e novos, aposentados e funcionários da Prefeitura e da Fhemig, uma legião de amigos que fez nestes 90 anos.
Por aqui, dos seus 8 filhos, 4 já não estão entre nós. Mas lá de cima, junto ao Pai Eterno, Luiz Ângelo, Marco Antonio, Guida e Guigo, e ainda seu genro Tadeu e sua neta mais velha Mariana, estão também comemorando esta data, e com a participação de inúmeros amigos que estão por lá, pois com certeza eles já espalharam através dos anjos, o maravilhoso pai que aqui tiveram, e o céu esta pequeno para tanta alegria. Um dia você reencontrará com todos e matará a saudade, pois na viagem da vida, a passagem por aqui é curta, e no desembarque da estação da eternidade nos reencontraremos todos, né mesmo?.
Saiba você, que nossa maravilhosa e amada mãe, que hoje vive no seu mundinho, pela pouca lucidez, tem na sua alma a maior felicidade do mundo pelos seus 90 anos. Vocês estão casados há 61 anos, com mais 7 de namoro/noivado, são quase 70 anos, e ter um esposo como você, que sempre a amou, e agora, sobretudo, pelo estado que se encontra, tem um carinho e uma atenção pela sua Dora, que a encanta e nos encanta. Que seja mais um exemplo para nós.
Papai, seu carisma com seu jeito engraçado e cativante, sua bondade e generosidade, sobretudo com os mais humildes, seu desapego pelo materialismo, seu apreço à sua Barbacena e suas causas, e seu amor à sua família, nos transforma nos filhos mais felizes pelo pai que Deus nos deu. Receba publicamente, ao comemorar seus 90 anos, nossa gratidão, nosso carinho e nosso amor, e que continue semeando aqui e na eternidade tantas virtudes que nos leva a clamar por todo o horizonte: JOSE EUGENIO, 90 ANOS, NOSSO PAI, NOSSO ORGULHO ! 

Luiz Ângelo (eternamente), Marco Antonio (eternamente), Raquel, Paulo Eugenio “Pulunga”, Sergio Henrique “Guigo” (eternamente), Fernando, Margarida “Guida” (eternamente) e José Eugenio Filho “Dudu”

Barbacena, 27/08/2009   
 

Nenhum comentário: