sexta-feira, 18 de março de 2011

Ulisses da Lagoa Negra

Ulisses nasceu em 08 de outubro de 1978. Mesma data que nossa familia mudou-se em definitivo para a Lagoa Negra, deixando a casa da cidade - a fazenda dista 7 kms somente da cidade. Meu pai nunca contrariava minha mãe, mas faziam pactos. Ela permitiu que ele se candidatasse a prefeito novamente em troca de mudarem para a  Fazenda, assim que terminasse seu mandato. E ele cumpriu a promessa. Ao terminar seu segundo mandato como prefeito, mudamos a moradia. Foram 2 alegrias, a mudança e o nascimento daquele que viria a ser 5 anos após, campeão nacional da raça (em 83) .   
Filho de Parlamento II da Lagoa Negra e Umbanda da Lagoa Negra, logo descendente de Barbacena Parlamento.
Impressionava pela bela pelagem escura, e uma estrutura corporea e proporções raras à época. Foram vários campeonatos sucessivos. Em 1981, na exposição nacional campolina, a 1º da ABCCC, foi campeão nacional da raça jovem. Em 82 foi reservado , mesmo tendo cochilado na pista. Depois varios peões denunciaram que o peão de um forte concorrente, a mando do seu patrão, jogou varios comprimidos triturados de diazepan na ração de Ulisses antes do julgamento. Verdade ou mentira, mas ele dormiu estranhamente. Em 83, sagrou-se campeão nacional da raça senior, antes de completar 5 anos.
Ulisses era o meu xodó, mas o xodó do meu pai era Parlamento II. pai de Ulisses. Daí o quando Zizo Costa Sad, quis comprar um dos dois, meu pai vendeu o Ulisses, até porque estava mais valorizado e era mais cavalo. Na época foi uma grande venda. Pena que Ulisses faleceu em 85, ainda muito jovem.
Deixou Andorra da Lagoa Negra como sua melhor filha, mae do JE. Outros bons produtos foram Alteza da Brejaúba e Leque do Pinhão. Na verdade, não teve tempo para se destacar como garanhão. Mas impressionava pela beleza morfologica e marcha comoda, estilosa, mesmo que sem muito rendimento. 
Devido a uma prova de anatomia, ainda no 1º ano de medicina, quase não vi Ulisses ser campeão nacional da raça. Mas a  ajuda do meu saudoso irmão Luiz Angelo, em conseguir atrasar o julgamento, para que eu chegasse a tempo foi providencial e será sempre lembrada. Ele levou o locutor, Elias Tavares, para almoçar, e somente o "devolveu" após os meus cálculos de chegada, já que aquela época não havia celular. Valeu, irmão !!!


Nenhum comentário: